segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Qualquer um pode aprender a cozinhar em 24 horas


Olívia chegou de viagem com um delicioso presente para nós: "Revolução na Cozinha".

Recentemente editado no Brasil este livro do Jamie Oliver trás uma proposta super interessante: de todos nós aprendermos a cozinhar pelo menos uns poucos pratos mais saudáveis. A garnde maioria das receitas é bem simples de fazer, tem uma sessão de pratos de 20 minutos! tudo muito simples....


Como parte do pacote o autor porpõe um movimento chamado passe adiante. sitando o autor:

"É preciso que você se envolva no passe adiante e se comprometa a aprender apenas uma receita de cada capítulo deste livro. Primeiro torne-se um mestre nessa receita em sua própria casa, depois passe adiante para pelo menos duas pessoas (de preferencia quatro). Transforme isso em algo divertido, criando uma espécie de festa culinária para ensinar aos seus amigos, parentes e convidados algumas novas habilidades no conforto de sua própria casa. Depois o mais importante é fazer seus convidados se comprometerem a passar adiante as receitas para mais pessoas, que passarão para outras e assim por diante. É fácil"


Gente não é a cara desta nossa casa???

PASSE ADIANTE!!!!!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pé de porco, feijão, mostarda e farinha....

Nenhum assassinato... apenas uma deliciosa orgia culinária com muitos novos convivas...
A Camila dominou a cozinha e brindou os presentes com uma delícia da cozinha mineira: um trupico!!!!
Para quem nunca viu, o trupico é primo da feijoada, com as extremidades do porco cozidas no feijão, mas o carioca, e não o preto e apenas o pé, linguiça e costelinha.
Para acompanhar mostarda e farinha...
delicia pouca é bobagem....

ps: fotos, se vocês tiveram alguma deste dia tão cheio de novas pessoas, por favor compartilhem conosco, pois amáquina oficial está passeando em Belém, com a Célia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma quarta das QUATRO





A comida hoje foi feita com a cara dessa casa: cada uma das conivas preparou uma parte do jantar:

A Salada verde deliciosa foi construída pela especialista: Olívia,
O prato principal foi rapidamente preparado pela Célia: lentilhas com linguiça, cozidas com vinho tinto (um prato super rápido de ser feito e fica deliciosa para as noites do fim do inverno, para lembrar o frio que já está indo embora...)
O acompanhamento foi feita pela Camila, ou melhor seria: na última hora (com a panela no fogão) a gente resolveu que a lentilha e a salada ia muito bem com um pão italiano... foi outras das nossas experimentações acertadas...
A Sobremesa ficou coma Cinara... e foi feita com um gostinho de casa (que as vezes as quartas viram uma festa tão linda que a gente esquece que isso é também uma casa): pudim de leite condensado hummmm
Se não quer ficar na vontade aparece por aqui..
beijos das quatro

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Conchinhas!!!!!




Hummm...

Camila atacou com uma comidinha com gostinho de infância: macarrão de conchinha :)

Também proveniente do nosso livro maravilho "Revolução na Cozinha"...

Para acompanhar uma salada de tomates, assim mesmo no plural, vários tomates picados com feijão branco, azeitona preta, manjericão e azeite, muito azeite. O que dá uma combinação deliciosamente diferente e fresca!

O macarrão de conchinhas tem como acompanhamento ervilhas frescas, bacon e creme branco. Bem diferente da sopa habitual com tudo muito cozido dentro...

De sobremesa uma escolha, também super diferente, da Olívia: uma caminha de abacaxi picadinho, sorvete de chocolate e pimenta dedo de moça picadinha. É bem diferente, dá um fresco e um ardido na boca, tudo ao mesmo tempo...

As receitas toda estão disponibilizadas, como parte do nosso compromisso firmado com o Jame Oliver no livro querido...

beijos

terça-feira, 11 de agosto de 2009

cozinhando as conchinhas....

“Conchinhas com Molho Cremoso de Bacon Defumado e Ervilhas”, segue a receita:

Para 4 a 6 pessoas:
10 fatias de bacon defumado.
Um punhado pequeno de hortelã fresca.
150 g. de parmesão
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
400g. de macarrão conchinha seco.
Óleo de oliva.
Uma bolota de manteiga.
300g. de ervilhas congeladas.
2 colheres (sobremesa) cheias de creme fraîche (se não encontrar, prepare o seu; misture bem 1 ½ xícara de creme de leite fresco com ½ xícara de iogurte e deixar descansar na geladeira numa vasilha tampada por cerca de seis horas ou uma noite)
1 limão siciliano.

Para preparar a massa:
Pique em pedaços pequenos o bacon. Arranque as folhas de hortelã e descarte os talos. Fatie finamente o parmesão.

Para cozinhar:
Ponha uma panela grande de água para ferver. Adicione as conchinhas e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem. Coloque uma frigideira larga em fogo médio com um pouco de óleo e a manteiga. Acrescente o bacon, polvilhe com um pouco de pimenta-do-reino e frite-o até que fique dourado e encaracolado. Enquanto isso, pique finamente as folhas de hortelã. Assim que o bacon dourar, acrescente as ervilhas congeladas e dê uma boa sacudida na frigideira. Corte o limão ao meio e esprema o suco sobre a massa. Quando estiver tudo borbulhando, tire do fogo. É importante que o molho fique cremoso e uniforme, mas, se parecer muito grosso, adicione uma borrifada da água do cozimento reservada. Acrescente o queijo parmesão e misture tudo.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sardinha, Aveia, Maça e Avelã

Nesta quarta quem comandou a cozinha foi a Olívia. Os comensais, habitues e novatos, se deliciaram com uma receita tirada do livro: Revolução na Cozinha de Jamie Oliver. O livro tem como subtítulo; “Qualquer um pode cozinhar”, e promete receitas simples.
Um detalhe, simplicidade no fazer não significa paladar simples. A Sardinha Grelhada Coberta com Mostarda e Aveia, foi um sucesso total. A receita original é com Truta, que pode ser substituída por sardinha, carpa ou cavala. A receita fica linda!!! um peixinho coberta com uma crosta de aveia, numa mistura que a gente nunca ia imaginar...
A noite foi ainda mais completa com a sobremesa que despertou elogios extras e deixou a todos inebriados. As “Maças Assadas” também saíram do livro de Jamie e foram muito elogiadas. São assadas com recheio de avelãs em lascas, açucar mascavo e um caldo de laranja e louro. Estranho? não, delicioso!!!!!

nota: as fotos deste dia também estão sumidas... o celular da Célia foi surrupiado, quem tiver propriedade das imagens deste dia serão muito bem vindas...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

truta grelhada coberta com mostarda e aveia

Para 2 pessoas.

Óleo de oliva.
2 filés de truta (cerca de 200g cada), com a pele, sem espinhas e sem escamas.
Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora.
2 colheres de mostarda dijon.
2 punhados de aveia.
1 limão-siciliano.

Para preparar a truta:
Ligue o grill na temperatura máxima. Esfregue todo o fundo de uma assadeira com um pouco de óleo de oliva. Acomode nela os filés de truta, com a pele para baixo, e tempere com sal e pimenta-do-reino. Espalhe uma colher de (chá) mostarda sobre cada filé. Coloque a aveia sobre cada filé dando leves batidinhas. Regue com um pouco mais de óleo de oliva e bata mais um pouco.

Para cozinhar:
Coloque a assadeira sob a grelha preaquecida por cerca de 10 minutos, ou até que a aveia fique dourada e crestada e o peixe esteja completamente cozido.

Para servir:
Divida entre os pratos e sirva com batatas novas simples, um pouco de agrião fresco e uma cunha de limão espremer por cima.

Lembramos que, ao invés de grelha foi usado o forno do fogão, e que Olívia ainda completou a receita com batatas sotés e um molho de limão e mostarda que combinou perfeitamente com a receita.

Maças Assadas

Para 4 pessoas:

50 g. de manteiga sem sal
4 maças grandes
2 folhas de louro secas ou frescas
2 cravos-da-índia
50 g. de flocos de amêndoas
100g. de açúcar mascavo light
75 g. de uvas-passas
1 laranja
1 limão
1 colher bem cheia de especiarias mistas (uma mistura de várias especiarias, entre elas canela, noz-moscada e pimenta-da-jamaica, em pó.)
1 dose de conhaque ou whisky.

Para preparar as maças:
Tire a manteiga da geladeira 15 a 30 minutos antes de começar a fazer as maças. Preaqueça o forno em 180°C. Remova os miolos das maças, depois, cuidadosamente, com a faca, faça cortes suaves no meio de cada uma. Coloque as maças em uma assadeira. Se estiver usando o louro seco, esmigalhe-o em pequenos pedaços; se forem folhas frescas, pique-as finamente. Coloque o louro em um pilão, junto com o cravo-da-índia, e soque, depois coloque em uma tigela grande junto com as amêndoas e o restante dos ingredientes. Com as mãos, misture bem, impregnando a manteiga em todos os sabores. Ponha a mistura dentro dos buracos de cada maça (de onde você removeu os miolos) e esfregue o restante da mistura na superfície das frutas. Mexa na tigela as amêndoas remanescentes para que fiquem levemente cobertas pelos sucos que restaram, e espalhe sobre o topo das maças.

Para assar:
Coloque a assadeira no forno preaquecido por 35 a 40 minutos, até que as maças fiquem macias e douradas. Tire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos antes de servir. Ponha cada maça em uma pequena tigela e despeje por cima os sucos caramelizados da assadeira. As maças ficam ótimas com uma bola de sorvete de creme.

Uma profusão de sabores que a todos regalou, uma verdadeira experiência gastronômica com principio, meio e fim.